terça-feira, 25 de setembro de 2007

Esperança

Estar parado profissionalmente, não é uma situação que agrada a ninguém e de facto, é esse o meu estado actual. Formei-me como massagista, tirei cursos complementares e assim tento viver e organizar o meu futuro. Apesar de trabalhar por conta própria, o que não é fácil porque posso não ter horário e não responder a um patrão, mas não tenho um ordenado certo no fim do mês para me governar, muito ou pouco, não tenho, abençoados sejam os meus papás. E quando digo isto, não é que me sinta confortável, mas é por não ter outra opção viável. Quer dizer, podia muito bem arranjar trabalho noutra área, mas isso seria desistir do tempo e dinheiro que gastei com os cursos e transportes, os esforços e dedicação que fiz para estudar e instruir-me seriam em vão. Não quero isso, lutei para obter a posição que tenho e não vou abdicar dela, é duro estar assim e preferia ter uma razão para me levantar todos os dias as 8h do que estar a levantar-me todos os dias ao 12h. Posso levantar-me cedo, mas para quê? Ver televisão?! Jogar computador?! Sair e andar por aí? Quando me diziam que seria duro lutar pela vida, nunca imaginei. O que mais me revolta nesta sociedade, é o simples facto de certas entidades pedirem indivíduos com experiência. Mas se ninguém dá uma hipótese, como se pode ganhar experiência? Trabalhando de graça? Estou numa situação má, mas tenho a noção e sensibilidade que existem pessoas em piores situações, com filhos para criar, contas para pagar, dívidas a "abater" e só Deus sabe o que essas pessoas passam.
Outro dilema, o qual compreendo perfeitamente, são os licenciados à procura do primeiro emprego. Os que estão neste momento a lutar pela vida, por um lugar onde possam afirmar que seja seu. Posso não ser licenciado, mas é praticamente igual. E o que digo a essas pessoas é, que não desistam, e aproveito uma frase do meu primeiro post: "É engraçado, quantas vezes chegamos ao fim do dia, olhamos para trás e chegamos à conclusão que foi um dia desperdiçado? Um dia a menos... Às vezes também é necessário parar um pouco, não fazer nada, recarregar baterias, mas não podemos deixar os nossos dias arrastarem-se uns atrás dos outros." Talvez seja o que sintam, pois é o que eu sinto, que desperdiço cada minuto, hora, dia que passa. Mas há um provérbio chinês que diz: "Jamais desespere, mesmo perante as mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda." Terminando, "a esperança é a última a morrer" certo? Morrer é pior e se estamos vivos só devemos é estar alegres por isso e aproveitar cada dia que passa...bastam apenas cinco minutos... Carpe Diem...


Uma música para fazer pensar! Keane...

2 comentários:

Papá...Espera! disse...

Magnífico o teu texto...De facto, revejo-me nas tuas palavras, visto que apesar de estar ocupado de momento, já fui e talvez volte a ser um dos Licenciados que sente que mais um dia passou e pareceu desperdiçado...
Vindo de ti, só poderiam ser palavras sábias, com a qualidade e consciência que te caracterizam...

Parabéns pelo Blog SexyCorr!

Kiss

Unknown disse...

Dei uma espreitadela no teu blog.. consigo imaginar o que sentes apesar de não estar na tua situação (ainda).
Realmente o nosso país não nos dá razões de orgulho neste aspecto.
Portugal não dá valor aos profissionais que tem. Quantas x vemos pessoas sem qq tipo de formação a trabalhar numa área onde centenas de pessoas formadas esperam uma oportunidade.
Resta-nos manter a esperança e não desistir. A minha mãe sempre me disse que quem vence começa "por baixo", é preciso é empenho e gosto pelo que se faz.
Beijinho