domingo, 16 de setembro de 2007

Será pedir muito?

No que diz respeito a Portugal, sejamos honestos, enquanto houver pessoas corruptas, não vamos mais longe que isto, politicamente falando. Agora, quando se fala em modalidades desportivas (perdão, hoje em dia já não existem modalidades no nosso país mas apenas futebol) estamos no topo, jogadores de futebol em França, Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha, etc. Quero com isto dizer, que profissionalmente temos pessoas com sucesso.
A nível monetário são pessoas que podem comprar seja o que for, agora, no que compete a educação, valores e princípios, bom, julgo que deviam ser os últimos a falar. Atenção, sei que alguns jogadores como Rui Costa, Luís Figo, Pauleta, entre outros, vão "colocando" Portugal na "boca do Mundo" e fazendo com que nos respeitem.
O Sr. Scolari foi aquele que nos fez cantar o hino de trás para a frente com a bandeira na mão, e por isso (não é que não soubesse já o hino) agradeço-lhe. Agora, um senhor, como o Sr. Scolari, que aparecia na televisão com CRIANÇAS, a pedir para apoiar a Selecção, etc etc... Que transmitiu ele, a essas e outras crianças, ao tentar agredir o tal sérvio?!
Outra, actualmente, o C. Ronaldo é o ex-libris de Portugal, deixando mensagens aqui e ali, afirmando que a escola é importante, muito bem! Faço-lhe a vénia! Mas o que transmitiu ele ao tornar público aquele "pequeno" envolvimento na sua mansão com as tais "empresárias"?
Caramba, ando eu a ver coisas ou isto anda tudo trocado?
Serão estas as pessoas indicadas para transmitir o que é correcto e sensato as nossas crianças?
Todos têm os olhos postos no futebol, mas e o atletismo? E o basquetebol?
Modalidades que com o esforço de muitas boas pessoas tem vindo a crescer e ninguém repara. Fora as outras que nem eu sei.
Andaram a construir estádios, então e pistas de atletismo? Pavilhões multi-usos? Não, é melhor ter o bonito em vez do necessário.
Importante frisar, temos o Campeão Mundial no triplo salto e não temos uma pista coberta, e se chover? Como ele pratica? A saltar poças de água?!
No basquetebol (modalidade que apoio, pratico, ensino, adoro...), vou começar por dar um exemplo pessoal.
É a 2ª época que treino o Sporting Clube de Abrantes, na época passada fomos Campeões Distritais, não pudemos fazer a Final-4 em Abrantes, na "territa" dos jogadores, que são os mais importantes nisto tudo, e porquê? Chove dentro do pavilhão (!), no piso durante os treinos onde caísse uns pingos, fazia-se um círculo com giz, eu numa tarde fiz 27 círculos. Portanto, um clube que já foi campeão 5 vezes, trouxe equipas como Benfica, Barreirense, Seixal, Belenenses, Queluz, entre outros, grandes clubes na formação de basquetebol, o que pensaram eles ao depararem com tais condições?
Apelidaram o nosso recinto de "O Inferno de Abrantes", seria positivo se tal designação fosse feita pelo valor da nossa equipa e apoio na bancada (tal como no Estádio da Luz), mas não é. Infelizmente, foi pelas piores (e lógicas) razões. O meu colega e amigo RJB, bem se esforçou e continua (agora com um fiel aliado) a tentar chamar a atenção dos nossos "amigos" da Câmara, mas tentativas, essas, em vão. Muitas vezes lhe digo, "melhores dias virão", o que é certo é que nada acontece. É de louvar a nossa vontade. (*)
Já a nível nacional, é de bastante desagrado o apoio televisivo ao Europeu de Basquetebol em Espanha.
Apenas 2 canais mostraram os jogos, RTP2 e RTPN, e os canais com direitos televisivos e de grandes audiências passaram novelas, jogos de futebol da liga 2006/07, fóruns desportivos.
Tal discriminação mete nojo! Foi preciso Portugal ganhar um jogo para ter apenas cinco minutos de entrevista. Somos a 9ª melhor Selecção Europeia! Deviam ter vergonha, aqueles que não acreditaram e nada fizeram para promover tal façanha. É altura de abrir os olhos e começar a reparar que Portugal não é só futebol.

(*) É de salientar que, na época transacta, o Sporting Clube de Abrantes foi Campeão Distrital de Santarém, foi a 9ª melhor equipa nacional no escalão de cadetes e contou com 9 elementos, incluindo 2 treinadores, na Selecção Distrital de Santarém, participando no Inter-Selecções em Portimão e atingindo um brilhante 5º lugar (não foi mais por causa de uma F.D.P.**), ficando acima de Selecções como Coimbra, Braga e Lisboa. Ah, e o meu caro amigo RJB teve direito a uma estadia de 15 dias nos Estados Unidos, em Philadelphia, participando no Campo de Férias dos 76ers, tendo no fim um módico convite a ingressar no staff da academia. Para ti RJB, "o que é p'ra nós está guardado". Tenho dito.

** Filha da Putice

Sem comentários: