terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Portugueses no Brasil

Apesar de ser uma noticia referente ainda a 2011, não posso deixar de salientar a importância do mesmo.
Seja, música, vídeo, filmes... sempre que existe uma ligação de portugueses e brasileiros tem que haver uma palavrinha de ambos os lados em como são mais importantes. Egocentrismo puro.
Esquecem-se que vivemos no mesmo mundo. Daí a ofensas é um salto e por ai fora, nunca acaba.
Pois não tomo partido de nenhum lado, cresçam e sejam conscientes que essa é a educação que passam aos mais novos como os valores que vão respeitar.
Portugal está em crise, seja em que prisma for e não tende a melhorar.
Há uns anos atrás era o Brasil, quantos vieram para Portugal em busca de uma vida melhor?
Quantas mulheres e homens deixaram a família para poder sobreviver?
Muitas pessoas deixaram de lado a formação académica que tiveram para se sujeitarem a qualquer trabalho. É duro... Eu mesmo conheci alguns exemplos.
Trabalhava eu num bar e muitas vezes ia lá um brasileiro, travamos amizade e pena que perdemos contacto. Chamava-se Roberto e era professor! Cá trabalhava nas obras. Excelente pessoa. Outra situação foi uma rapariga que trabalhava num café, ela estudava para arqueologia (!) "é assim a vida, mas tudo legal" dizia-me ela. Lembro-me quando fui ver a Lisboa um dos jogos do Euro 2004, no meio da multidão toda estava 2 brasileiras a apoiar a nossa selecção! Simplesmente por gostarem de futebol. Ao lado de nós estava um grupo de três miúdos que começaram a insultá-las, a rirem-se e a dizer que este nem era o país delas que deviam era voltar.
Não fiquei indiferente, apenas disse: "estas raparigas não são deste país mas estão aqui a apoiar para ganharmos, estão aqui a consumir bebida, ou seja a dar dinheiro a nossa economia mas mesmo assim tens que ser um anormal e tratá-las assim. Sentes-te mais homenzinho por isso?"
O rapaz ainda pensou em dar-me uma razão para lhe dar umas bofetadas mas arrependeu-se.
Concluindo, nem todos somos "farinha do mesmo saco" e sei que muitos portugueses trataram e tratam brasileiros de um modo injusto, certo é que agora somos "nós" que precisamos e vamos para o Brasil em busca de ajuda. Isto sim é uma bofetada de luva branca.
Agora somos nós os "clandestinos", os "ilegais", as "prostitutas"...
Nunca se cospe na mão de quem ajuda é verdade. Mas quando se trata de ajudar o próximo, nem que seja por apenas cinco minutos, é mais fácil virar a cara...
Esta é a notícia que apareceu online no Público.pt

Sem comentários: