quarta-feira, 31 de agosto de 2011

1º Jogo

Portugal perdeu com a Turquia por 79-56 no 1º jogo do Eurobasket 2011.
Gostei imenso de ver a selecção na 1ª parte. Entrou muito bem no jogo com uma grande atitude na defesa, acho que os turcos não esperavam tanta adversidade nos minutos iniciais.
Houve muito nervosismo de ambos os lados, talvez por ser o 1º jogo e é aqui que a experiência conta. A sensação que fiquei foi que a Turquia conseguiu jogar com mais tranquilidade no 2º período e foi isso que fez diferença. Cada vez que tínhamos a posse de bola, pareciam os minutos finais de um jogo em igualdade, há aquele nervoso miudinho, uma ânsia de marcar e depois é claro a estatura dos postes Turcos intimidam, dai a ineficácia do jogo interior.
Ainda acreditei que fosse possível depois do 2º período, porque a vontade estava lá, notava-se na maneira de jogar, dominámos mais ressaltos, sofremos mais faltas e principalmente escolhíamos o lançamento, ou seja lançar na altura certa em que não há oposição.
Mas o 3º período foi esmagador. A atitude da Turquia foi outra, o jogo exterior começou a entrar e Portugal fez turnovers que originaram situações de 1 contra 0 ou 2 contra 1. Houve muitas bolas falhadas que originaram contra-ataques e a energia que a selecção tão bem demonstrou na 1ª parte parecia ter esgotado. O último período começou com mais do mesmo apesar de que nos minutos finais Portugal dominou chegando a ganhar o parcial mas, sem querer tirar mérito aos tugas, foi porque a Turquia começou a rodar o banco.
Individualmente, o Évora teve acima de qualquer expectativa. É uma verdadeira parede aquele homem, um poço de força. O Miranda mais uma vez maravilhou-me, adoro a maneira dele jogar, é um exemplo a seguir. Questiono-me porque é que o Filipe Silva teve tanta dificuldade em arranjar equipa, isto pelos comentários que li. Jogou muito bem e só pecou talvez por não arriscar mais. O João Santos é sem dúvida o mais experiente e nota-se pela postura em campo.
Gostei de ver o Fonseca, para suplente entrou com muita força e vontade. O Minhava para mim foi o que entrou com mais atitude. De resto, todos fizeram o possível. Sinceramente, esperava um pouco mais do Andrade, para quem está a tentar singrar na liga americana. Ele é muito forte em qualquer posição mas parece que ainda está para explodir e dar "aquele salto". Mas há-de chegar o dia em que será o Andrade e mais 11...
A equipa Turca jogou muito bem o seu jogo, Turkoglu teve igual como sempre, eficácia brutal de lançamento. Mas a superiodade turca deve-se muito aos experientes Ilyasova e Asik.
A surpresa do dia para mim, a par do Évora, foi o turco Enes Kanter, o miúdo joga e bem. Por isso foi a 3ª escolha do draft para a NBA. 14 pontos, 12 deles na 1ª parte com 6-6 de eficácia.
Carrega Portugal!!!

Sem comentários: